Blog

15.05.Blog

Mofo: o vilão do inverno

Com a aproximação do inverno, que inicia dia 21 de junho, precisamos além de colocar as roupas de frio no guarda roupa, verificar pontos da nossa casa que possam sofrer ou já sofrem com o aparecimento de mofo. Para podermos enfrentá-lo, precisamos conhecer mais sobre ele, assim como formas de eliminá-lo e impedir que retorne.

O que é?

Mofo é um fungo que pode acarretar diversos problemas para a saúde além de estragar ambientes, roupas e objetos devido ao seu poder de decompor matéria orgânica. Desenvolvem-se em locais com umidade, baixa temperatura e principalmente em locais fechados, com pouca ventilação.

Como prevenir?

Manter os ambientes arejados e limpos é a melhor forma de prevenir esses invasores. Ao acondicionar roupas ou objetos em locais que há pouco manuseio, como partes muito altas de armários, torna-se necessário de, em intervalos de tempo, tirar esses itens do local, colocá-los no sol e limpar o espaço onde eles estava (e secar muito bem antes de guardá-los novamente).

Há no mercado diversos produtos que prometem diminuir a umidade do ambiente, principalmente em armários, com diversos preços e que ainda perfumam o ambiente.

Contudo, o mofo pode aparecer em locais que você usa com frequência, como o banheiro, por ser um ambiente úmido. Por isso, areje o banheiro sempre depois de usar, assim como abrir os armários e colocar toalhas no sol.

É uma luta diária para mantê-lo longe, mas vale a pena para manter a saúde respiratória da sua família e a integridade de seus bens.

Como eliminá-lo?

Quando a prevenção não é feita de maneira correta os mofos aparecem e precisamos nos livrar dele. Antes de qualquer providência é preciso identificar a gravidade do mofo no seu ambiente. Em casos extremos o trabalho de um profissional é aconselhado para evitar que o mofo espalhe-se mais ainda.

Em casos pontuais e em quantidade reduzida, algumas receitas caseiras podem ser utilizadas, como bicarbonato de sódio misturado com água, vinagre branco ou produtos com cloro (lembramos que estes produtos precisam de manuseio correto para evitar danos na pele e no ambiente).

Ao limpar o local afetado deixe agir a mistura por um tempo e limpe várias vezes a esponja ou o pano que utilizar, para evitar levar o mofo para outros ambientes. Deixe secar bem para voltar a usar o item ou o ambiente.

AVISO: se o mofo é algo recorrente em sua vida, e ele retorna mesmo com todos os cuidados que comentamos, sua casa pode estar com problemas de infiltração e por isso as paredes continuam úmidas e o modo sempre retorna. Neste caso, entre em contato com nossa empresa para fazermos uma análise técnica do local e orçarmos uma forma de resolver este problema pelo telefone (48) 3030-2887 ou mande uma mensagem para nosso WhatsApp (48) 99936-6099.

Leave a comment