Blog

chaves da sua casa

Você passou no vestibular e está vindo para Florianópolis para estudar. Mas já viu o lugar onde irá morar?

Se o seu objetivo é alugar um imóvel, sozinho ou com amigos, existem muitos critérios que deve ficar atento para evitar problemas futuros. Aqui vão algumas dicas para que a sua vinda seja a mais tranquila e segura possível.

1. Localização do imóvel

Tire um tempo, antes de qualquer coisa, para conhecer melhor a região onde o imóvel está localizado. Além de ser fácil o acesso para a universidade, é necessário que tenha pelo menos um supermercado de qualidade nos arredores, farmácia, padaria, e tudo o que você considerar importante.

2. Converse com os vizinhos

Se os vizinhos moram em imóveis do mesmo proprietário, pergunte a eles como é negociar com esse proprietário. Isso dará uma noção de como será o andamento das coisas depois da mudança.

Se o aluguel for por uma imobiliária, verifique o atendimento, organização e, se possível, o cuidado dela em resolver problemas.

3. O aluguel é anual?

Como Florianópolis é uma cidade litorânea, muitas pessoas sobrevivem basicamente do dinheiro que o turismo traz para cá e isso não é diferente para proprietários de imóveis. Em cidades assim, existem 3 tipos de aluguéis: Anual (você mora no local durante o ano inteiro), por temporada (está alugando apenas para passar alguns dias e aproveitar as praias) ou misto (o aluguel será regular em baixa temporada mas, no verão, você será obrigado a sair).

Prefira aluguéis anuais e peça ao proprietário que cite isso no contrato!

4. Falando nisso, O Contrato

Você viu alguns imóveis para alugar e já fez a sua escolha. É muito comum, principalmente em Florianópolis, o aluguel direto com o proprietário e com esse imóvel, não é diferente. O proprietário diz que um contrato não é necessário ou que vocês podem discutir isso depois.

Se isso acontecer com você, agradeça o homem ou mulher e vá embora. O contrato é um documento em que ficam registrados todos os detalhes da negociação. Sem ele, o proprietário pode dizer que vocês fizeram um acordo que não foi feito ou “esquecer” algo que ele tinha prometido e não fez. Nada o impede, inclusive, de cobrar o aluguel duas vezes em um mês.

Outra situação: O proprietário concordou em fazer um contrato. De acordo com o Código Civil, para que um contrato entre pessoas físicas (você e ele) tenha validade, EXIGE-SE o reconhecimento em cartório. Jamais cometa o erro de se mudar sem ter um contrato reconhecido!

5. Vistoria

A vistoria é um procedimento em que fica registrada a condição do imóvel. Dessa forma, na saída, as manutenções necessárias, caso haja, ficarão mais claras e você poderá prová-las em caso de uma divergência.

Normalmente, ao negociar com imobiliárias, esse é um procedimento padrão mas, mesmo que você esteja conversando direto com o proprietário, fazer uma vistoria antes da sua entrada pode ser decisivo para evitar dores de cabeça mais para frente. E você pode sempre contar com a qualificação e imparcialidade da nossa equipe nesse momento!

6. Manutenções

Depois de feita a vistoria de entrada, é seu dever manter o imóvel nas mesmas condições durante toda a sua estada. Conte conosco para ajudá-lo com qualquer manutenção e adaptação necessária!

Sempre que precisar, solicite-nos orçamento através do telefone (48) 9 9936-6099.

Leave a comment